FAEP e SENAR PR anunciam um programa de assistência técnica e gerencial
Programa ATeG promove eficiência financeira e aumento da produtividade nas propriedades rurais
O objetivo é capacitar os produtores rurais do Paraná, a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) passa a integrar a lista de serviços gratuitos ofertados pelo Sistema FAEP/SENAR-PR.
Em 2023, quatro turmas na Região Metropolitana de Curitiba deram início à fase de testes, com foco à olericultura. A partir deste ano, o projeto vai abranger outras atividades agropecuárias. Estão situadas em São José dos Pinhais, Mandirituba, Rio Branco do Sul e Cerro Azul para a cadeia da olericultura. Até o momento, 105 propriedades rurais estão recebendo atendimento personalizado, com mais de mil visitas técnicas realizadas.
A partir de 2025, a ATeG será desenvolvida em dez municípios do Paraná, ainda em formato piloto, com até 30 produtores rurais cada, visitas técnicas mensais, com atendimento planejado e individual, com duração de dois anos.
A metodologia da ATeG começa com o conhecimento da realidade produtiva e gerencial de cada propriedade rural. O serviço é individualizado, respeitando as particularidades de cada produtor e possibilita um modelo de assistência técnica associado à consultoria gerencial.
Em São José do Pinhais, a ATeG atende uma propriedade voltada ao turismo rural. Também, os produtores otimizaram o cultivo nas estufas de morangos destinadas a receber visitantes, que podem colher as frutas para consumo no local ou para levar para a casa. Eles reduziram em mais de 60% os gastos com adubação, aprendendo a preparar a solução com a mistura dos sais.
É a profissionalização do negócio, principalmente em relação à aplicação de novas técnicas de produção, redução dos custos e melhorias na gestão do negócio.
O programa desenvolvido pelo Sistema CNA/Senar, com metodologia própria, oferece de forma gratuita, acompanhamento técnico especializado aos produtores rurais, dividida em cinco etapas: diagnóstico produtivo individualizado, planejamento estratégico, adequação tecnológica, capacitação profissional complementar e avaliação sistemática de resultados.
Assim, a ATeG contribui para a evolução socioeconômica das famílias e da comunidade rural, fortalecendo e ampliando o trabalho de capacitação do Sistema FAEP/SENAR-PR, conhecendo novas tecnologias e práticas sustentáveis, identificando seus pontos fortes e fracos e, com o apoio dos técnicos de campo, poderão estabelecer estratégias eficazes para seus negócios.
O Sistema FAEP/SENAR-PR vai lançar em agosto o edital para o credenciamento de pessoas jurídicas para integrarem o cadastro de técnicos de campo da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).
Fonte: https://www.sistemafaep.org.br/ateg-o-campo-do-parana-em-uma-nova-era/