Saúde




Dia 20 de maio, Dia Mundial das abelhas

Porque defendê-las para a nossa sobrevivência

Hoje, dia 20 de maio é comemorado o Dia Mundial das Abelhas. Esses pequenos insetos são importantes para a sobrevivência humana, por incrível de pareça. A maioria das pessoas temem as picadas do inseteo, mas a presença das abelhas é um indicador que a natureza vai bem.

Mas, vai além disso:

Preservar as abelhas é produzir alimentos, pois são responsáveis pela fecundação das plantas (polinização) e sem a qual, não se produz frutos e grãos para a alimentação humana. Reflete na produção da laranja, da maçã, pera e ameixa.

Embora predominar a espécie africanizada, a Apis melífera, no Brasil existem mais de 1,5 mil espécies. Uma delas são as abelhas sem ferrão, que povoam as matas brasileiras, principais polinizadoras nas florestas, contribuindo com a preservação de muitas espécies de plantas no bioma brasileiro.

A meliponicultura é a criação racional das abelhas e vem apoiando economicamente milhares de produtores rurais da agricultura familiar. Então, a atividade tem grande papel social.

Sem contar a produção de própolis, pólen e geleia real, produtos para as indústrias farmacêuticas, alimentícias e cosméticas.

A presença das abelhas é o indicador da produção agroecológica de alimentos no mundo, indicando a produção e consumo de alimentos mais saudáveis.

Você é defensor da natureza? Defenda também a preservação das abelhas, apoiando políticas públicas que evitem destruir as matas, os córregos e o uso abusivo de agrotóxicos.


Envie seu(s) comentário(s)