Comitê Territorial Conecta Valley fortalece o Grupo de Trabalho.
Após um ano da instalação do Fórum Permanente da Agropecuária e Cadeias Produtivas de Alimentos, acontecerá a próxima edição em maio de 2024.
O Comitê Territorial Conecta Valley é uma organização da sociedade orientada pelo Sebrae e é formada por instituições públicas, privadas e do terceiro setor em 15 Municípios da região. Desde 2022, o Eixo Associativismo vem incentivando os projetos de desenvolvimento, especialmente na agropecuária e na agroindústria.
Hoje, dia 02 de abril, foi reafirmado o Grupo de Trabalho do Associativismo sob a coordenação de representantes do Sebrae, Senac, Universidades, IDR - Instituto de Desenvolvimento Rural, Sindirural, Prefeituras Municipais, Cooperativas, Associações, do Instituto Prevenir e sempre aberto à participação de outras instituições que possam colaborar com o desenvolvimento da agropecuária e das cadeias produtivas de alimentos da região.
Um dos principais projetos do Comitê Territorial é o apoio ao CODENOP - Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Nordeste do Paraná na instalação do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal aos pequenos empreendimentos da região, inclusive para a agricultura familiar, permitindo a ampliação de mercado aos produtos.
Outros temas tem sido abordado na organização como o desenvolvimento da cadeia produtiva da carne, da cadeia produtiva de leite e as adequações das estradas rurais. E mais recentemente, iniciou-se o diálogo para incentivar às agroindústrias e aos varejistas de alimentos na adoção das boas práticas de fabricação, instrumento básico de gestão, empreendedorismo e desenvolvimento.
Em Cornélio Procópio, os projetos do Comitê Territorial são apreciados e apoiados pelo CODEP - Conselho de Desenvolvimento Econômico Procopense. E com o intuito de ampliar o diálogo, após o 1º Fórum em 11 de novembro de 2023, o Comitê realizará o 2º Fórum da Agropecuária e Cadeias Produtivas de Alimentos no próximo dia 23 de maio, em Cornélio Procópio.
Maiores informações, acessem: www.nortepioneiro.org.br/desenvolvimentoregional.
Yassuo Curiaki - Instituto Prevenir