Norte Pioneiro do Paraná




Lançado o Fórum Permanente de Associativismo

O objetivo é incentivar os projetos de desenvolvimento na agropecuária e na agroindústria no Território de Cornélio Procópio

A reunião ocorreu em 11 de maio de 2023, no Anfiteatro da UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, na qual foi instalado o Fórum Permanente de Associativismo no Território Procopense que congrega 15 Municípios da região. O evento contou com a participação de representantes de governos, instituições públicas, privadas e do terceiro setor, cooperativas, associações, sindicatos, universidades, empresários, profissionais e produtores rurais.

A demanda de alimentos é crescente no Brasil e no Mundo. A região tem condições naturais  favoráveis para a produção de alimentos, mas precisa ser trabalhado na qualidade, para ter competivividade e mercado.

Na oportunidade, o Presidente do CODENOP - Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Território Nordeste do Paraná, Prefeito Venícius Djalma Rosa do Município de São Jerônimo da Serra, apresentou a equipe recém contratada de Médicos Veterinários para atuar no Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal. Este serviço através de consórcio intermunicipal reduz custos e otimiza a qualidade de serviço. Assim, de curto prazo, com a avaliação técnica do serviço, os empreendimentos poderão comercializar carnes, leite, mel, embutidos, queijos, iogurtes e outros produtos em municípios que integram o Consórcio, significando desenvolvimento sócio-econômico da região.

O Fórum Permanente de Associativismo sob a coordenação de um Grupo de Trabalho é um ambiente de conectividade, de diálogo democrático e de elaboração de projetos. A metodologia tem o apoio do SEBRAE e tem a adesão das instituições parceiras nas diversas áreas, de produção agropecuária, industrialização, assistência técnica, extensão rural, crédito, gestão e mercado. Nos projetos, o Grupo de Trabalho prevê o acompanhamento e a avaliação de resultados, sempre que possível, divulgados pela internet e meios de comunicação.

Para dar prosseguimento aos trabalhos, a próxima reunião será no dia 01/06/23, às 9 horas, no SENAC, localizado à Av. Minas Gerais, 751, em Cornélio Procópio.

 


Envie seu(s) comentário(s)