Nacional




Dia 4 de outubro, Dia Mundial dos Animais

Por que esta data é importante para a vida humana?

O Dia Mundial dos Animais não deve ser lembrado apenas como o dia dos "coitadinhos". É um dia para entender um pouco mais sobre o Ecossistema num mundo cada vez mais desequilibrado. É entender que a vida precisa estar em harmonia entre todos os seres vivos, animais, vegetais e o homem. No contexto animal, ainda os selvagens e domésticos.

Há uma profunda relação dos animais com o homem.

 

Como surgiu o Dia Mundial dos Animais?

O Dia Munidial dos Animais foi instituído em 8 de maio de 1931, em Florença, na Itália, numa reunião de órgãos de proteção aos animais no International Protection Congress.

Esta data também foi escolhida também, porque é o dia oficial de São Francisco de Assis. Na tradição cristã, São Francisco é o padroeiro dos animais e da natureza. Mas, também atendeu ao pedido do escritor e ativista alemão Heinrich Zimmermann. Ele foi o idealizador da celebração, ocorrida em 1925, em Berlim, na Alemanha.

 

No Brasil, o Dia dos Animais de Estimação

No Brasil, também comemoramos o Dia dos Animais de Estimação no dia 14 de março e tem o objetivo de estimular a conscientização das pessoas a respeito dos cuidados e das responsabilidades dos tutores, além de incentivar a prática da adoção.

Entretanto, o movimento continua porque são muitos os casos de maus tratos aos animais no país.

 

Saúde animal tem tudo haver com a saúde humana

No contexto de Saúde Única, a ciência cada vez mais afirma que a saúde do animal tem relação direta com a saúde humana. São mais de 300 doenças transmitidas de animais para o homem, chamadas zoonoses. Um animal maltrado pode desenvolver enfermidades que preocupam a saúde pública e ainda faltam políticas públicas para vigilância sanitária.

 

Declaração dos Direitos dos Animais

O Dia Mundial dos Animais passou a tomar maiores proporções e atenção internacional a partir de 1978, quando foi publicada a Declaração Universal dos Direitos dos Animais. Criado pela Unesco, determina que os seres humanos têm o dever de proteger e respeitar os animais.

 

A preocupação com a vida animal e a natureza atravessa os séculos. Assim, o Dia Mundial do Animal gera reflexões sobre a importância de dar continuidade a esse trabalho.

 

O que são os maus tratos aos animais conforme o Conselho Federal de Medicina Veterinária

Resolução nº 1236 de 26 de outubro de 2018 define a crueldade, abusos e maus tratos com os animais cometidos por profissionais e qualquer cidadão.

Além desta Resolução, não são raras as legilações federal, estadual e federal, como exemplo a Lei Federal nº 9.605 de 12 de fevereiro de 1998, mais especificamente no artigo nº 29 a 32. E as penas de maus tratos a cães e gatos foram ampliadas pela Lei Federal nº Lei 14.064 de 29 de setembro de 2020, cuja a pena foi ampliada para 2 (dois) a 5 (cinco) anos de reclusão, multa e proibição da guarda em caso de crueldade, abusos e maus tratos a cães e gatos.

Cachorros vítimas de maus-tratos são resgatados pela polícia em São Joaquim  | Santa Catarina | G1

Em casos de crueldade, abusos e maus tratos, denuncie aos órgãos de fiscalização do Município e/ou a Polícia Militar.

Polícia Militar (190) e se as vítimas forem animais silvestres e espécies exóticas, o Ibama: 0800 061 8080.


Envie seu(s) comentário(s)