Produção e consumo de leite em colapso
Toda a cadeia produtiva de leite sofre com os altos custos e a redução da oferta de leite in natura para o mercado. Em alguns centros, os consumidores pagam R$ 7,00 pelo litro do leite, que começa a faltar nas gôndolas dos supermercados.
É fato de que os atores da categoria, especialmente os produtores de leite, não são bem assistidos. O mercado exclui e salvo em poucas exceções, há uma parceria da indústria com os produtores de leite, que demonstra benefícios para a cadeia produtiva e para o consumidor.
A valorização do milho e do soja elevou os custos de produção, além dos outros insumos como o sal mineral, medicamentos, energia elétrica, combustíveis e fertilizantes, agravados pela inflação. E recentemente, a longa estiagem prejudicou a recuperação das pastagens e a produção de suplementos.
Neste cenário, muitos produtores de leite desistiram da atividade nos últimos anos. Nos últimos vinte anos, o número de produtores de leite caiu drasticamente, mais de 50 % abandonaram a atividade. Embora o valor do leite pago ao produtor "pareça" atrativo, mas engana-se ao analisar os custos de produção. Mesmo com o aumento de produtividade, a oferta da matéria prima vem declinando.
E nesse momento, as indústrias também sofrem com a escassez de matéria prima. Em caráter emergencial, o governo subsidia a importação de leite como solução paleativa à crise. Mesmo assim, há um colapso da cadeia produtiva de leite no Brasil.
A produção leiteira, pelas suas características, é uma atividade inerente à Agricultura Familiar e pequenos produtores rurais, capazes de manter o abastecimento no país. Não que não deva, ao produtor é exigido garantir a qualidade da matéria prima, sem que isso defina um justo preço. Talvez este é um dos problemas primários do desabastecimento agravados por outras variáveis não previstos como o clima e a inflação.
Para as entidades ligadas ao setor, faltam políticas públicas para o monitoramento dos custos, do mercado, da assistência técnica e do abastecimento, e que amenizariam os fatores adversos. Soluções no âmbito local precisam ser implementadas para viabilizar a produção, melhorar a produtividade, aumentar o "leque" de produtos derivados, promover investimentos, abastecer o mercado e promover renda.
Yassuo Curiaki - Médico Veterinário - Programa Alimentos & Vida