SAÚDE ÚNICA

 

www.nortepioneiro.org.br/saudeunica

 

É indissociável a ação integrada entre a saúde humana, a saúde animal e o meio ambiente na prevenção e controle de doenças, tanto no âmbito local, regional, nacional e global.

O conceito de Saúde Única ou "One Health" é proposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), que afirmam que cerca de 60% das doenças humanas têm ciclo com os animais e meio ambiente, doenças zoonóticas, endêmicas, emergentes e reemergentes.

A legislação e as políticas públicas devem respaldar os programas intersetoriais, buscando a comunicação e o trabalho conjunto para diminuir os riscos das doenças, além da interdisciplinaridade.

A influenza e doenças viróticas que causam epidemias de gripes, raiva, leisnmaniose, toxoplasmose, esporotricose, leptopirose, teniose, cisticercose, febre maculosa são algumas doenças prevalentes. Muitas vezes decorrentes de situações de transformações ou desastres ambientais, migração de pessoas e urbanização, levando a mutações e o aparecimento de novas doenças.