Saúde




Pecuarista suspeito de raiva humana está internado em hospital

A vítima está internada em Vitória - ES. A doença costuma ser 100% letal.

Um produtor rural de Mantena - MG foi diagnosticado de raiva humana, ele é um agricultor e pecuarista de 60 anos e morador da zona rural.

O paciente apresentou um quadro de confusão mental e evoluiu para piora clínica que resultou na transferência da vítima para um Centro de Terapia Intensiva (CTI) no dia seguinte – 8 de abril, momento em que houve a suspeita de raiva humana. Exames laboratoriais foram colhidas e em investigação.

Os familiares relataram que dias antes do início dos sintomas, o homem havia manuseado um bezerro apresentando comportamento atípico e salivação excessiva. O homem achou que o animal estava engasgado e introduziu as mãos, braço e antebraço na cavidade oral do animal na tentativa de desengasgá-lo. Dias depois, o bezerro apresentou piora do quadro e foi tomada a decisão de sacrificá-lo e incinerá-lo.

O homem deixou de procurar o serviço de saúde para maiores investigações. Passados alguns dias, o homem começou a apresentar manifestações clínicas neurológicas, e procurou o serviço de urgência, ao compreender a gravidade do quadro.

O paciente permanece internado em estado crítico. E, na madrugada do dia 16 de abril (às 3h30), considerando a gravidade do quadro, fora realizada a transferência para o Hospital Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, no Espírito Santo. O caso foi notificado como suspeito para raiva humana pelo município de Mantena e a equipe da Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares (MG) e a equipe de saúde do município de Mantena (MG) seguem o processo de investigação”, diz o comunicado.

A raiva causa encefalite aguda e o vírus pode ser transmitido por mamíferos infectados, principalmente cães, gatos, morcegos e outros animais. Lamentavelmente, a raiva é uma doença grave e fatal em quase 100% dos casos.

Em animais, principalmente em regiões endêmicas, a vacinação faz-se necessária. Em humanos, a exposição ao vírus deve ser submetida ao protocolo de prevenção realizado em qualquer posto de saúde.

 

Fonte: https://redenoticia.es/pecuarista-mineiro-suspeito-de-raiva-humana-esta-internado-em-hospital-do-espirito-santo/


Envie seu(s) comentário(s)