Cornélio Procópio




Os cuidados para evitar a Esporotricose

 

O Conselho em Defesa dos Direitos dos Animais e a Comissão de Vigilância em Saúde do Conselho Municipal de Saúde de Cornélio Procópio se reuniram hoje (09) para discutir a prevenção da Esporotricose, uma micose causada pelo fungo da Família Sporothrix, podendo ser transmitida dos animais doentes ao homem.

Por ser uma zoonose tratável, é importante que em casos suspeitos procurem o médico, ou o médico veterinário se o seu animal apresentar uma doença de pele de difícil cura. Esses profissionais orientarão adequadamente sobre a prevenção e tratamento.

A doença pode ser adquirida pelo contato com o fungo na pele, ferimentos com espinhos, lascas de madeira e outros pequenos acidentes, e também por arranhadura ou mordedura de animais doentes, sendo mais comum o gato. Não há possibilidade de transmissão da doença de pessoa a pessoa.

Vale lembrar que pela Posse Responsável e Lei de Maus Tratos aos Animais, o proprietário deve adotar os cuidados orientados pelos profissionais e jamais abandoná-los.

E políticas públicas de controle de população de animais, especialmente por um programa de castração, se fazem necessárias para reduzir os riscos da Esporotricose e de outras doenças transmitidas ao ser humano.

Maiores informações, procurem a Vigilância Sanitária.

 


Envie seu(s) comentário(s)