Nacional




Dia 12 de outubro, Dia do Engenheiro Agrônomo. Quanto é importante para a vida.

Ao Engenheiro Agrônomo, Deus deu a ciência para conhecer e aplicar o conhecimento para cuidar das plantas, alimentar o mundo e cuidar a natureza.

Hoje é o Dia do Engenheiro Agrônomo e esta data foi fixada por causa da primeira regulamentação da profissão em 12 de outubro de 1933.

Embora pareça ser um profissional da área rural, o Engenheiro Agrônomo é capacitado em exercer o seu conhecimento também nas cidades, nas questões sociais e ambientais. É um profissional envolvido com as políticas públicas de preservação e conservação do meio ambiente. No agrobusiness, o seu trabalho nas fazendas, na agricultura e na pecuária, na indústria, na pesquisa e no comércio, buscando sempre ser ecológica e economicamente sustentável.

O Engenheiro Agrônomo não deixa de ter uma função social. É profissional habilitado em gestão da pequena propriedade rural, buscando com outros profissionais, alternativas de produção para a sustentabilidade principalmente para a Agricultura Familiar. É inconcebível um Brasil com grandes extensões de terras e ver famílias desempregadas nas cidades, que poderiam tirar seu próprio sustento na terra. Este é um problema que pode ser resolvido politicamente no Brasil?

No campo da Saúde Pública, o Engenheiro Agrônomo é um importante profissional para a redução e controle do uso de agrotóxicos, na atuação em Saúde Única.

E no campo do meio ambiente, a sua atuação na agroecologia traduz-se na produção de alimentos sem danificar o meio ambiente.

NACCE

E no aspecto econômico, o Engenheiro Agrônomo é o profissional na agroindustrialização e industrialização de alimentos para um mundo.

 

JURAMENTO DO ENGENHEIRO AGRÔNOMO

"Que no exercício da minha profissão de Engenheiro Agrônomo, vou me mostrar sempre fiel aos mandamentos da honestidade e da Ciência, cumprindo e fazendo cumprir a fiel observância das leis e postulados da ética profissional. Trazer no peito a vontade de vencer e voltar a minha luta para melhorar o mundo. Respeitar a terra trabalhando-a com nacionalidade para que mais ela possa produzir. Nunca esquecer que a sobrevivência e o crescimento do homem somente se consolidarão de forma duradoura se harmonizados com o meio ambiente. Utilizar a minha profissão para favorecer o progresso social e econômico do meu país."

Envie seu(s) comentário(s)