Alimentos & Vida




Ricota, um alimento com nutrientes importantes para a saúde

A ricota é um tipo de queijo fresco e tem grande aceitação pelos consumidores por possuir baixo teor de gordura e sal. É obtida por meio da coagulação ácida das proteínas do soro e sua fabricação é uma das mais simples e econômicas a partir do aproveitamento do soro que provem dos queijos comuns, que conforme a legislação, é obtido da albumina do soro de queijos, alfa-lactoalbumina e a beta-lactoglobulina, adicionado de leite até 20% do seu volume, tratado convenientemente e tendo o máximo de três dias de fabricação.

Tem consistência mole, não pastosa, crosta rugosa, de textura fechada ou com algumas olhaduras mecânicas, de cor branca com sabor e odor típicos, suave, levemente ácido e adocicado.

A comercialização desse tipo de queijo pode ser tanto fresca, condimentada ou defumada. Vale lembrar que, por ser um queijo de alta umidade, sua vida de prateleira é reduzida.

Devido seu baixo valor calórico e alto valor proteico, a ricota é considerada um alimento leve. Atualmente é consumida em todas as partes do mundo e principalmente por pessoas que apresentam restrição alimentar, utilizada como ingrediente em variados pratos e são muito eficazes para o sistema imunológico. Além da albumina, estão presentes a lactoferrina, lactoperoxidase e a glicomacropeptídeo.

De fato, o soro do leite contém fatores que promovem melhorias na saúde e prevenção de doenças. Suas proteínas apresentam bioatividades benéficas, sendo elas atividade antimicrobiana e antiviral, atividade imunológica, anticancerígena, melhora na saúde cardiovascular e na performance física, promovendo aumento de energia durante a realização de exercícios físicos. Alguns estudos relataram também um aumento na densidade mineral dos ossos e redução de quebra óssea.

A ricota apresenta-se como um alimento de alto interesse para integrar as variadas dietas, principalmente para aqueles que buscam saudabilidade, devido a baixa quantidade de sódio e abundância em cálcio, que auxilia no fortalecimento dos dentes e ossos prevenindo osteoporose.

 

Fonte:  https://www.milkpoint.com.br/artigos/industria-de-laticinios/ricota-e-seus-beneficios-para-a-saude-humana-221721/?utm_source=email&utm_medium=newsletter-semanal&utm_campaign=acessos-newsletter

Envie seu(s) comentário(s)