Saúde




A Saúde Única e seus desafios

O conceito de Saúde Única (One Health) é o esforço colaborativo multiprofissional e multisetorial dentro das áreas da ciência e da saúde, que precisam ser aplicadas no âmbito local, nacional e internacional, buscando promover a saúde humana, a saúde animal, a saúde das plantas e do meio ambiente. É entender o ecossistema e que tudo está ligado.

O conceito de Saúde Única é apoiado pela Aliança formada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização das Nações Unidas da Agricultura e Alimentação (FAO) e Organização Internacional de Saúde Animal (OIE), que promove a interface entre as instituições que regem a saúde animal, humana e ambiental.

Com esta Aliança OMS-FAO-OIE, o conceito de Saúde Única recebeu uma atenção maior, envolvem temáticas que exigem esforços multisetoriais, tais como, zoonoses e doenças emergentes e reemergentes, resistência antimicrobiana, desastres naturais, segurança alimentar, entre outras áreas e políticas públicas. A necessidade de aumento da capacitação das instituições envolvidas no tema e a conscientização sobre a importância de esforços multisetoriais sinérgicos dentro do conceito de Saúde Única foram áreas identificadas com grande necessidade de reforço.

 

Entretanto, as diversas áreas são consideradas e trabalhadas separadamente. As pessoas, os técnicos, os profissionais e os cientistas têm dificuldades de enxergar a saúde de forma global, na manutenção de saúde humana, animal e ambiental dentro do conceito único.

Propõem-se a implementação de eventos para aumentar a capacidade de várias partes envolvidas, principalmente os governos federal, estadual e municipal, instituições acadêmicas e de pesquisa, e empresas privadas para aplicar o conceito de Saúde Única no Brasil.

Dessa forma, deseja-se promover a cooperação multisetorial entre instituições relacionadas à saúde humana, saúde animal e meio ambiente, sobre a aplicabilidade do conhecimento de forma global, capacitando os agentes envolvidos a cooperar com práticas mais efetivas na recuperação, proteção e prevenção dos problemas de saúde.

Envie seu(s) comentário(s)